quarta-feira, 24 de junho de 2009

Curtas 25/6

CONTRAPARTIDA
Ontem foi aprovada pelos vereadores a liberação da verba de contrapartida do município para a construção das primeiras 147 casas vindas através do PSH – Programa de Subsídio à Habitação. Esse programa é uma pareceria entre os governos federal, estadual e municipal. A prefeitura desembolsará pouco mais de R$ 220 mil, o resto da grana sairá dos cofres da União e do Estado. Os projetos para trazer recursos para a construção de mais casas populares não param por aí. A meta é construir 2 mil casas populares. Para isso, o Waldir Dilkin e sua equipe terão mais três anos pela frente.

MANIFESTO
Na terça-feira, duas mulheres que acompanhavam a sessão realizaram um manifesto rápido e silencioso. Elas estavam com nariz de palhaço e como “escudo” empunhavam uma página do Diário, onde constava a matéria divulgada recentemente sobre os gastos dos vereadores com diárias. É o povo começando agir e mostrar sua revolta. Eu acho mais do que justo, aqueles que se sentem abandonados ou ignorados pelos políticos, de realizar manifestos dessa natureza. Já disse e repito: o povo está acordando para a realidade! Chega de abusar da paciência das pessoas! Vamos respeitar o eleitor! Chega de descaso com o dinheiro público!

MANIFESTO I
Esses atos de “rebeldia” já estão acontecendo há mais sessões. Porém, nas outras vezes algumas pessoas murmuravam na platéia palavras como “vergonha”, “fala de respeito com a comunidade”. É meu amigo, os tempos são outros... Quero ver a hora que toda a comunidade que se sente ofendida unir forças e participar em peso da sessão com manifestos como os da última sessão. Será que vão querer expulsá-las da casa do povo?

DESAMPARADOS
Os moradores da Cooperlaga estão desamparados. Vivem um verdadeiro filme de terror na vida real. Alguém pode explicar o que se passa naquele loteamento? Está um caos! Está faltando tudo para aqueles moradores. O que falta realmente é vergonha na cara de quem vendeu aqueles terrenos e de quem liberou aquele local sem nenhuma infraestrutura e saneamento básico. O esgoto a céu aberto e as ruas, que em dias de chuva ficam num barral só, são alguns dos problemas. Não dá pra acreditar no estado deplorável que aquelas pessoas são submetidas a enfrentar diariamente. Onde fica a reputação dessas pessoas? Perdoem-me a expressão, sem querer ofender ninguém, mas estão todos jogados às traças.

CONSIDERAÇÃO
É uma tremenda falta de consideração para com o ser humano, falta de responsabilidade de quem liberou essa cooperativa. Está na hora de pessoas influentes da cidade como, prefeito, vereadores, Ministério Público, Justiça, enfim, todos se engajarem para darem auxílio àqueles moradores. O que não pode mais é aqueles moradores precisarem recorrer ao jornal para obterem alguma resposta, que, infelizmente nunca chega.

SOLUÇÃO
Onde estão os proprietários da Cooperlaga que não cumpriram, até o momento, com suas responsabilidades? A prefeitura tem que intervir, realizar melhorias básicas no local e depois cobrar, tostão por tostão, dos proprietários. É a solução. Não adianta mais esperar pela “boa ação” daqueles que prometem há anos e não cumpre. Está na hora dos influentes agirem, ou por quantos anos mais aqueles moradores vão continuar vivendo no anonimato, no esquecimento? Aquele pedaço de chão é Estância Velha, por isso, todos que lá vivem merecem ser atendidos da mesma forma que os demais.

DESDE JANEIRO
O secretário do Planejamento, Paulo Longaray, em nome da administração, disse que estão desde janeiro pedindo aos gestores da Cooperlaga documentos para regularizar o loteamento e cobrando soluções dos problemas. No entanto, as iniciativas da administração estão sendo em vão, já que os gestores não apresentam nada de concreto. Longaray ainda afirma que, no ponto de vista legal, o local é clandestino. A prefeitura já recebeu vários apontamentos do Ministério Público, como, por exemplo, embargar a área. Ao que parece, MP e prefeitura já estão engajadas para buscar uma solução, quem mais vai comprar essa briga?

SÃO JOÃO E CHÁ
O Lar de Idosos Olhar para o Vale, promove dia 28, às 14h30min, festa junina. Todos estão convidados a participar. Já a Legião Evangélica Luterana promove chá, dia 11 de julho, às 14h30min, no pavilhão da Oase. Cartão a R$ 13,00 na secretaria da comunidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

MEUS PARABÉNS A ESTAS SENHORAS QUE MOSTRARAM A SUA INDIGNAÇÃO E COM CERTEZA ARREPENDIDOS PELO VOTO DADO À ESTES REPRESENTANDES. SINCERAMENTE REPRESENTARAM 90% DA POPULAÇÃO DE ESTÂNCIA VELHA. O MAIS LEGAL FOI QUANDO O POLÊMICO VETERANO VEREADOR "DUDU" PEDIU PARA QUE ELAS PARASSEM COM ESTE PROTESTO. REALMENTE PERDEU A VERGONHA NA CARA.

Anônimo disse...

O dudu com dizem e gente boa, que coisa nenhuma pensa so no bolso dele e da familia dele fica enrolando todos por ai dizendo que faz e acontece, imagina no ultimo plenario teve a coragem de gritar para todos que as casas são de vocês vai ser aprovado, aproveitador de ideias isso sim é o dudu ñ faz nada e quer ganhar votos, vem pedir seu voto aqui perto do campo grande!!!!!!!!