quinta-feira, 25 de junho de 2009

Curtas 26/6


BOMBEIROS
Na matéria que divulgamos o acidente ocorrido no início do mês, no bairro das Rosas, no entroncamento das ruas Presidente Lucena e Otto Koch, esquecemos de citar que, quem atendeu a ocorrência e prestou os primeiros socorros às vítimas, foram os Bombeiros Voluntários de Estância Velha. Esse detalhe acabou criando certa aversão de algumas pessoas, o que, sinceramente, não era a intenção. Tentamos explicar: pelo fato de, nos últimos anos, os bombeiros voluntários atenderem praticamente todas as chamadas de acidentes com lesões, deduz-se que, qualquer ocorrência que haja vítima aqui na cidade, os primeiros a prestar socorro são os Bombeiros estancienses. Foi o que aconteceu naquele acidente do bairro das Rosas. Pedimos desculpa pelo erro e não eximimos nossa falha.

CAPACIDADE
No entanto, quero deixar claro que não foi intencional, até porque é indiscutível e evidente a determinação e doação de cada um dos integrantes do Corpo de Bombeiros Voluntários. Acho até que devemos muito a essas pessoas, afinal, se entregam de corpo e alma para zelar por nossas vidas. No caso do acidente do bairro das Rosas, graças ao trabalho brilhante e ágil, todos os feridos foram socorridos com todo cuidado e rapidez. Não fosse a eficiência dos bombeiros, quem sabe o final poderia ter sido adverso ao que se encontra hoje. Eu, como cidadão, agradeço a cada um de vocês, que dedicam o seu tempo para nos proteger. Resta-nos pedir mais uma vez escusas pelo lapso.

SÃO PEDRO
Hoje à noite inicia um grande evento para os apaixonados pela tradição gaúcha. É a 8ª Festa de São Pedro e a 2ª Estância da Arte Gaúcha. A programação é extensa e, com certeza, reunirá a “gauderiada” de todas as querências. A cada ano, as atrações e a estrutura estão ficando maiores. Hoje, depois da abertura oficial, acontecerá o show com o grande músico Joca Martins. A festividade começa hoje e segue até dia 28. Serão três dias em que o PAC, no Centro, viverá a essência da alma nativista. Então gauchada, vão aprumando o passo, esquentando a água e preparando o mate, que a festa vai começar... venha prestigiar!

DELEGADOS DO PT
No sábado, das 9 às 17 horas, o PT estanciense realiza a escolha dos delegados que representarão o diretório municipal no encontro estadual que definirá o candidato do partido para o Governo Estadual. A votação dos representantes estancienses será na Câmara de Vereadores.

UMA MÃO...
Um dos projetos aprovados na última sessão da Câmara, já foi destaque aqui em outra ocasião. É a emenda na lei que trata da concessão de auxílio às novas empresas que se instalam na cidade. Antes era especulação, agora virou lei. Toda a empresa que receber incentivo da prefeitura terá que contratar, no mínimo, 60% dos funcionários, pessoas residentes em Estância Velha. Como já comentei, nada mais justo que a empresa que receber apoio, contratar trabalhador estanciense. É uma troca. É uma forma de pagamento pelo incentivo dado pelo município.

...LAVA A OUTRA
Formidável a iniciativa do vereador Django. Simples, objetiva e que certamente reverterá em resultado positivo à cidade. Aumentará a arrecadação de impostos e trará mais empregos. Aí perguntam: e se a empresa não tiver mão-de-obra especializada na cidade, perde-se essa empresa por isso? A resposta a própria lei dá. A empresa terá dois anos para se adaptar as condições propostas. Entenda melhor essa citação com um exemplo que um leitor deu. Uma empresa de software de informática que se instalar na cidade. Ela precisará de 120 pessoas para produção, porém, em Estância não há 72 pessoas (60% das 120) com especialização em softwares de informática. O que fazer? Diz a lei que essa empresa terá dois anos para adequar e especializar a mão-de-obra com moradores da cidade. Dois anos é pouco? A lei deixa uma brecha para que a empresa dê contra-argumentações e peça mais tempo. Buena, não sei se o raciocínio ficou lógico, mas, no meu entender, a ideia foi grandiosa.

SE VENCER
O Estância jogará, neste final de semana, contra o Cruzeiro, em Porto Alegre, às 15 horas, pelo Campeonato Gaúcho Juvenil. O time estanciense ocupa a terceira colocação na classificação geral e o seu adversário está em segundo. Se vencer, o Estância encosta no Cruzeiro na classificação e praticamente garante vaga na próxima fase.

4 comentários:

disse...

Olá Qridu Isaias naum poderia deixar d dar meu comentario sobre os Bombeiros, sou "Fã" da sua coluna leio todos os dias...
"Alguns anjos possuem asas, outros usam uniformes"
O q seria d nos sem os Bombeiros voluntarios? Admiro mt e tambem agradeço a cada um de vocês, que dedicam o seu tempo para nos proteger...
Apenas lamento não ser tão reconhecido o trabalho d vcs!
Obrigado mais uma vez!!! Fernanda Alves

miguel disse...

Agradeço ao senhor Isaias pela explanação e elucidação a respeito do projeto aprovado na última sessão da Câmara sobre a contratação de 60% de empregados estancienses nas empresas que recebem incentivo do município.
Como já havia dito, a boa iniciativa do projeto mostra-se, agora, ainda melhor.
Da mesma forma que eu, o "companheiro" Luiz Ricardo, da caixa de previdencia dos funcionários do Banco do Brasil - PREVI, presente também na última sessão, tinha ficado com esta dúvida e agora creio que satisfeito com explicação.

Isaías Rheinheimer disse...

Caro Miguel, raras serão às vezes que comentarei nos meus próprios post, porém, neste caso em especial, preciso me manifestar. Como tu deves ter percebido, peguei o gancho de um comentário seu, para tentar esclarecer a situação. Faltou eu citar o teu nome no tópico, acontece. Teu questionamento me fez duvidar da ‘eficácia’ dessa emenda, por isso busquei a resposta. Se procedesse tua dúvida, realmente seria uma lacuna aberta. Valeu por isso.

Anônimo disse...

Isaias

Penso:

Lembro-me que em alguma sessão que vizitei aqueles lindos e perfeitos vereadores, o dudu falou e ficou registrado nos anais daquela casa como gosta de falar o vira mato, que de cada 3 funcionarios 1 era pra ser morador de Estância Velha, continuo pensando e rebatendo a nova emenda que o Vereador Django a principio registrado foi ele "mas tenho certeza que tem cobra dentro desse buraco".
Se isso era assim de 3 por 1 agora de 10 por 6 isso seria uma maneira bem facil de engessar o governo Waldir novamente, pq você imagina uma empresa que contrataria 2 mil funcionarios 1200 residentes de nossa cidade, concordo que realmento nosso povo prescisa trabalhar mas em dois anos isso é inviavel para um empresa de grande porte como as que o waldir esta negociando.
Vcs acredita nisso.
Ai sim se for isso o Django, Vira-Mato, Dudu, Rosane são tudo iguais não se aproveita nem a casca.