terça-feira, 30 de junho de 2009

Curtas 30/6

TRAGICAMENTE
Estância Velha viveu um final de semana atípico. Foram duas mortes de adolescentes se apenas 17 anos. Mortes prematuras e que poderiam ter sido evitadas. Mortes brutais. Estúpidas. O assassinato de Dyonata Barbosa, no Sol Nascente, era figurinha carimbada. Era certa. Tudo por causa dessa porcaria chamada droga. Quem entra no mundo das drogas e não faz o mínimo de esforço para cair fora, pode levar consigo apenas duas certezas, ou morre por overdose ou morre assassinado. O ilusório, o “conto de fadas”, termina quando o usuário vira refém do traficante.

NEM MORTO
Em que mundo estamos vivendo? As drogas estão destruindo famílias inteiras. Precisamos criar campanhas permanentes para alertar a nação sobre os males que essa porcaria provoca. A Secretaria de Educação e a Brigada Militar estão tentando conscientizar crianças através Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Na quinta-feira passada, inclusive, mais uma turma de 300 alunos, praticamente todos de escolas do Rincão dos Ilhéus, receberam o diploma de finalização do curso. É um pequeno gesto, mas que, se salvar meia dúzia de crianças já pode ser considerada uma vitória. Como diz um slogan antigo: “Drogas? Nem morto!”

ERREI
Na coluna de ontem cometi um erro. No tópico que falo sobre o acidente que culminou na morte de Airton Lucas, de 17 anos, digo que houve colisão frontal. No entanto, a colisão foi na traseira do Sedan. A morte de Airton entra para a estatística como sendo a primeira morte registrada no trânsito estanciense em 2009. Tão bom seria se não tivéssemos estatísticas dessas ocorrências. Até quando a imprudência prevalecerá? Até quando vamos ter que lamentar mortes repentinas, sem motivos aparentes? Basta!

UM CAOS
Seguramente a condição deplorável da rua Portão não foi a causa da colisão. Porém, está na hora das autoridades começarem a pensar em melhorar a condição dessas nossas ruas. Estão viradas do avesso. Chegam a ser vergonhosas. Não só a rua Portão, mas também a rua Presidente Lucena, e as avenidas Brasil, Presidente Vargas... ih, se eu for nomear todas as estradas que carecem de melhorias vamos listar no mínimo umas 50. Se não é um quebra-mola em cima do outro, todos desproporcionais, é um buraco depois do outro, ou então, os desníveis provocados pela má execução da obra.

RESPONSABILIDADE
Quero ver qual será o prefeito que terá coragem de chamar para si a responsabilidade de melhorar essas nossas ruas. Waldir recém entrou e terá três anos para pensar nisso, quem sabe, fazer. Não adianta vir com a desculpa que custa muito. Deixa-se de lado outras “prioridades”, como a construção de uma nova sede para a Prefeitura, por exemplo, e investe-se na melhoria das ruas. Chego ao ponto de pensar que nem deveriam asfaltar novas ruas, mas sim, usar essa verba para refazer as que já estão aí.

SUÍNA
Um alerta geral precisa ser instalado na cidade. A gripe suína (H1N1) está pela região. Foi registrado um possível caso em Novo Hamburgo. Por isso, nós estancienses precisamos de atenção e cuidados redobrados. De Novo Hamburgo para chegar à Estância é num “tapa”. Felizmente não temos suspeitas da nova gripe na cidade. De qualquer forma, a Secretaria de Saúde está monitorando todo e qualquer tipo de gripe. Vale a precaução. A população não precisa entrar em colapso, isso é só uma medida preventiva.

AMADOR
O Estância está confirmado para disputar o Estadual de Amadores, que inicia no próximo final de semana. O time estanciense, que no ano passado ficou de fora da competição, este ano está com uma parceria com o time universitário da Feevale. Vamos ficar na torcida para que o Estância realize uma boa campanha e por que não lute pelo título?

Nenhum comentário: