quarta-feira, 1 de julho de 2009

Curtas 1º/7

MULHERES
Na segunda-feira à noite tive a satisfação de acompanhar a posse da nova diretoria do Rotary Clube e do Rotaract, a ala jovem da entidade. Foi uma noite representativa, de grande importância, pois pela primeira vez duas mulheres e da mesma família assumiram os trabalhos desse tão importante clube de serviços da cidade. Para mim foi gratificante conhecer um pouco mais dessa entidade. Além do mais, encontrei pessoas queridas, que tenho respeito e admiração, como é o caso da Sabrine Maurer, proprietária da Bellitia, do dr. Gerson Pavinato, juiz do Trabalho e da sua esposa Ana Gautério. Ah, tive também a alegria de conhecer um dos emancipacionistas, sr. Paulo Garlipp Filho, que é o presidente de honra do cinquentenário de Estância Velha.

LÍDER
Por falar em dr. Gerson Pavinato, nossa cidade mais uma vez foi líder em acordos na Semana Regional da Conciliação. A Vara do Trabalho estanciense obteve um índice de conciliação de 94%, recorde em todo o Estado. Se continuar neste ritmo, logo chegará aos 100%.

ESTOUROU O PRAZO
Ontem foi dia 30. Último dia para o prefeito entregar à Câmara de Vereadores o plano plurianual. O plurianual é uma lei de iniciativa do Executivo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração para as despesas de capital. É um esboço do que a administração pretende realizar no período de quatro anos. No entanto, até o início da tarde de ontem, nada tinha sido enviado à Câmara. O prefeito encaminhou um ofício aos vereadores, lá pelo dia 23 de junho, pedindo prorrogação de prazo. Ou seja, previu que não iria conseguir cumprir o prazo determinado em lei. Logo, está infringindo a Lei Federal.

ACARRETAR
A pergunta que fica é: os vereadores aceitando essa condição não estarão infringindo a lei também? O que pode acarretar ao Executivo o não cumprimento do prazo determinado por lei?

ELES VÃO...
Vale lembrar que hoje é a última sessão antes do recesso. Sessão de novo só lá no final de julho. Isso também é outro assunto intrigante. Porque os vereadores, os ditos, funcionários do povo, têm direito a 70 dias de férias durante o ano? Podemos dizer que, a cada seis meses os vereadores tiram 35 dias de férias. Gozando de um merecido descanso. Ah, esqueci. São eles que fazem as leis.

OUTROS FICAM...
Para não dizer que sou ingrato, desejo um cordial descanso aos nobres vereadores. Devem estar cansados mesmo. Porque por aqui o povo segue o “baile”, no batente até o fim do ano.

NOTAS ECONÔMICAS

- O prefeito Waldir Dilkin ainda está devendo a prestação de contas do Carnaval, do Kerb e do Peão de Boiadeiro.

- Seis meses já se passaram e o site da Prefeitura ainda não está pronto. A culpa é do conteúdo complexo que integrará o site.

- O município já investiu em 2009, 27% da receita prevista, tanto na Saúde, quanto na Educação. Mais do que diz a lei. Na Saúde, o município já investiu, em quatro meses, 12% do que é previsto. Na Educação, no mesmo período, o investimento foi de 2% a mais do que manda a lei.

Nenhum comentário: