terça-feira, 21 de julho de 2009

Curtas 21/7

EXPLOSÃO
O acidente acontecido na manhã de domingo, na Nova Estância, quando um botijão de gás estourou, após o morador ligar um fogareiro direto no botijão, serve de alerta para que as pessoas tenham mais cautela quando mexerem com material inflamável. Esse tipo de material, por mais inofensivo que parece, é um perigo só. Não pense que só esse senhor tinha por hábito fazer isso, como ele, há muitos e muitos outros que colocam o fogareiro ligado diretamente no botijão. Por sorte, esse morador não se feriu gravemente. O susto foi grande e serve de alerta para toda a população.

PRIMEIRA VITÓRIA
O Estância venceu a primeira partida pelo Campeonato Estadual de Amadores. Foi uma partida parelha. Faltou desenvoltura e habilidade para ambos os lados. Pelo Estância, lado que me compete falar, a falta de habilidade já vem caracterizada desde a primeira partida. Mas, com certeza, o time vai melhorando no decorrer do campeonato. O importante é que o Estância tem um grupo unido e que consegue desenvolver as jogadas com a bola no chão, com passes curtos. Se os estancienses jogassem na base do chutão, podia tirar o time de campo, que não teria jeito de ir mais adiante na competição.

PEGAR NO TRANCO
O Estância ainda está engatinhando. Quem sabe essa vitória diante do Morro Reuter sirva para engrenar de vez a equipe. A sorte do Estância é que deu tudo certo para o clube neste final de semana. O time somou três pontos e a partida entre Ivoti x Guaíba ficou no empate. Com essa vitória de domingo, o Estância soma quatro pontos e vem na cola dos adversários. O Ivoti está com sete e o Guaíba com cinco. Ou seja, o Estância consegue respirar com essa vitória. Agora é atacar os adversários e buscar a classificação.

VOLTAM HOJE
Hoje à noite será a volta dos vereadores do recesso parlamentar, depois de duas semanas de molho. Como será o andamento das atividades de hoje até o fim do ano não sabemos. Resta a expectativa. Será que essa pausa, foi tempo suficiente para momentos de reflexão dos nobres vereadores?

VÃO CUMPRIR A LEI?
Para os políticos saberem e a população cobrar. Foi sancionada a Lei Complementar 131/2009, que acrescenta dispositivos à LC 101 /00 (Lei de Responsabilidade Fiscal), estabelecendo normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O projeto conhecido como Transparência, torna obrigatória a exposição dos orçamentos públicos do país na internet, em tempo real, com informações detalhadas e claras sobre esses gastos, servindo como uma eficiente ferramenta no combate à corrupção no âmbito do serviço público.

TEMOS TRANSPARÊNCIA?
O chamado Portal da Transparência deve disponibilizar, entre outros itens, informações relativas a receitas e despesas, orçamento anual e repasses mensais. Gastos com membros e servidores ativos e inativos, custo com diárias e cartões corporativos, convênios firmados, relação de contratos e licitações em andamento e adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal.

OBRIGADO
Agradeço ao leitor que me alertou sobre a aprovação dessa lei. Vamos torcer para que os poderes estancienses cumpram a lei e não fiquem sonegando INFORMAÇÃO PÚBLICA. Só para constar. Eu ainda estou aguardando resposta de informações públicas que encaminhei para a Prefeitura e para a Câmara de Vereadores, no início do ano. Em Estância Velha parece que há um protecionismo entre os poderes, sendo que, tanto a Prefeitura, quanto a Câmara, não repassam dados para que não haja uma indisposição entre as partes. Estão escondendo o jogo por quê?

Um comentário:

Anônimo disse...

Torço para que o Estância, avance mais. O nosso municipio é carente de representantes maiores do esporte. O Chimarrão não é referência a altura de Estância. A disputa de futebol de salão feminino é muito restrita, por isso, que o Chimarrão com o suporte e apoio que tem, inclusive, da prefeitura é multicampeão. O campeonato feminino no RS, não tem mais que cinco ou oito equipes.