segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Curtas 15/9

MAJESTOSO
O Festival de Coros, que aconteceu no último sábado, foi algo majestoso. É impressionante a capacidade dos coralistas de reinventar, de modernizar o canto coral. O espetáculo foi digno de grandes festivais. Cada apresentação mostrou algo novo, moderno. Assim como as coisas no mundo inovam, ficou a certeza de que os corais também buscam essa modernização. O Coral da Prontomed, de Novo Hamburgo, fascinou todos com seu repertório super alto astral. Nota mil para o Festival. O público também foi expressivo. Mais de 550 pessoas prestigiaram o evento.

FUTSAL
Se o final de semana não foi propício para futebol de campo, pelo menos foi para o futsal do Chimarrão/Bender, que voltou a encher de alegrias os estancienses. O clube iniciou na última quinta-feira sua trajetória pelo Campeonato Gaúcho, e no sábado foi realizada a segunda partida pelo Estadual. Nas duas partidas, o Chimarrão sobrou em quadra e manteve a soberania de sempre. Na partida de quinta-feira venceu a UCS por 5 x 0, no sábado, em Venâncio Aires massacrou o Assoeva, por 11 x 0. É o velho Chimarrão de sempre, com algumas mudanças, mas com o mesmo espírito vitorioso.

CHANCES
Depois de arrancar com duas vitórias no Estadual, as estancienses embarcaram para São Paulo onde disputam a primeira fase da Liga Nacional. Este ano quatro equipes passam para a fase seguinte, nos anos anteriores apenas dois clubes passavam. Ou seja, este ano o Chimarrão volta a ter chances de ir mais adiante na competição nacional.

JUVENIL
Da mesma forma que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) cancelou até outubro as partidas do Campeonato Estadual de Amadores, ela cancelou também o início da terceira fase do Campeonato Gaúcho Juvenil, que estava previsto para acontecer no domingo. Ou seja, o confronto entre Estância e Ypiranga, de Erechim, não aconteceu e a nova data ainda não ficou definida. Enquanto isso, os estancienses seguem treinando. Essa paralisação inesperada no campeonato servirá para impor ritmo de jogo àqueles atletas que estavam lesionados, como é o caso do zagueiro Timbó.

QUALIFICAÇÃO
Na sexta-feira, vinte estancienses finalizaram o curso de preparação e costura de artigos de couro. É um investimento que o município faz para qualificar a mão-de-obra dos moradores. Essa iniciativa já se estendeu para outros segmentos, como o da construção civil. Atualmente um grupo participa de um curso de profissionalização de pedreiro e gesseiro. Este é o caminho encontrado pelos administradores para que empresas de outros ramos, que não o calçadista, se instalem na cidade.

SESSÃO NO CTG
Hoje à noite a sessão da Câmara de Vereadores acontece no CTG Serigote em função de estarmos em plena Semana Farroupilha. É a forma encontrada pelos legisladores de valorizar a cultura e a tradição gaúcha. A sessão inicia às 19 horas.

HISTÓRIA
No último dia 4, mais de 200 alunos puderam prestigiar a peça “Estância Velha 50 anos – Uma história de sucesso”, que conta um pouco da história do município, desde sua colonização até os tempos atuais. A peça montada pela Produtora de Arte 2por2, arrancou muitos risos da criançada. A peça falou sobre fatos históricos, das tradicionais festas, como o Kerb, além dos tempos áureos do curtume e das constantes evoluções arquitetônicas da cidade. A trupe é formada pelos atores Rodrigo Bisol, Fernanda Valim, Totonho Lisboa, Márcio Fülber, Cine Malessa, Noe Voltz, Alessandro Charão Vitor e Camila Eninger.

Nenhum comentário: