quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Curtas 16/12

EMPRESARIAL
Terminou na última semana o primeiro curso de capacitação empresarial, promovido pela Secretaria de Indústria e Comércio (Semict), em parceria com o Sebrae. A iniciativa da Administração, de valorizar aqueles que têm uma empresa ou que pretendem abrir um negócio, merece destaque. É a contrapartida do município para os empresários que apostam em Estância Velha e investem na cidade. Como disse a assessora executiva da Semict, Ervolin Barth, em tempos de crise, o grande negócio é investir na capacitação empresarial. Se já é difícil para os empresários que tem conhecimento manter a máquina funcionando, imagina para aqueles que ficam isolados nas suas empresas sem saber o que acontece fora dela. “O mundo não para e o que era feito de um jeito ontem, amanhã já mudou”, destacou a assessora.

EM 2010
O curso de capacitação teve uma boa aceitação. Muitas pessoas participaram de todas as palestras e das assessorias, sem desembolsar um centavo sequer. Tem empresa que já colocaram em prática o que aprenderam no curso. Satisfeitos com a experiência, os participantes também deram várias sugestões para novos trabalhos. Para 2010, a Smict quer ver se coloca em prática uma série de cursos em parceria com Sebrae.

SEM GREVE
Nenhuma escola estadual de Estância aderiu a greve do Cpers. Motivo que merece nossos cumprimentos, pois os professores daqui são pessoas sensatas e responsáveis e não irão prejudicar o fim de ano dos alunos.

SAÚDE
Quem será a secretária (o) da Saúde em 2010?

INVESTIR É PROIBIDO
O diretor do Hospital Getúlio Vargas, Edilson Roehrs, não voltou atrás e seu pedido de demissão segue de pé. Ele fica no cargo até dia 31 de janeiro de 2010, mas a decisão pode ser revertida, desde que mudanças aconteçam. Para isso, o prefeito precisa ouvi-lo. Edilson já provou que é capaz de transformar o hospital auto-sustentável, mas tem gente com dor de cotovelo do trabalho que ele está realizando e estão lhe “amarrando as mãos” para que não possa fazer mais nada. Estão lhe acusando de estar “investindo” muito no hospital, como se hospital tivesse que continuar aquela espelunca. É preciso ressaltar que praticamente todas as melhorias feitas no hospital, este ano, foram provenientes de doações e o município pouco teve que arcar.

BORRACHUDO
Está sendo realizado desde o início do mês, o trabalho de combate ao mosquito borrachudo em toda a cidade. Na terça-feira, a equipe da Secretaria da Agricultura realizou a aplicação do veneno BTI, nos bairros Floresta e das Rosas. Nesta semana, pontos dos bairros Campo Grande, Morro Agudo e Lago Azul também devem ser imunizados. A quantidade de chuva dos últimos meses tem dificultado o trabalho da equipe, que precisa voltar várias vezes aos pontos de maior foco. A intenção é de realizar um calendário conjunto com os municípios vizinhos, para que juntos realizem ações que surtirão um efeito maior. A larva do borrachudo se procria em pedras de locais com água corrente. Uma das formas de combater a larva, além da aplicação do BTI, é escovando as pedras.


Nenhum comentário: