terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Curtas 1/12

NÃO FECHA
Muito se especulou sobre o possível fechamento da Escola Estadual Érico Veríssimo, do bairro das Rosas. Até quarta-feira passada a indicativa era de que a escola iria realmente ser fechada. Porém, na quinta-feira, após uma reunião entre pais e a coordenadora da 2ª CRE, Terezinha Roque, ficou estabelecida a manutenção das aulas em 2010. Prevaleceu a força da comunidade, que se uniu e pressionou a CRE para manter a escola ativa. Uma vitória de todos!

LIVRAR

Já algum tempo o Estado está tentando se livrar das escolas de ensino básico que possuem poucos alunos, como é o caso da Érico Veríssimo, principalmente pelo alto custo de mantê-las abertas. A ideia do Estado é de repassar essas escolas aos municípios, fato que não é aceito pela maioria dos prefeitos, pois muitos deles já têm um elevado custo para manter as escolas municipais em atividade. Esse lance de “alimentar” uma escola não é brinquedo não!

CUSTO
Já que o assunto é educação e o alto custo, na segunda-feira abordamos sobre a decisão da Semec de manter as escolas infantis fechadas em janeiro. Um dos motivos para se chegar a essa decisão foi justamente o alto custo que o município teria em manter as escolinhas abertas em janeiro. Vejo que o alto custo não seria o problema para a administração, pois o prefeito Waldir Dilkin ainda não está totalmente convencido dessa decisão. Para ele, as escolas infantis precisariam, sim, funcionar em janeiro. Só que ele foi voto vencido. Quem sabe para 2011 ele consiga mais aliados e vença essa queda de braço com os professores.

TERCEIRIZAR
Outra questão em estudo é de terceirizar as administrações das escolas infantis. Ou seja, uma empresa assume o comando das escolinhas e o município paga por isso. A primeira creche onde isso pode acontecer é na EMEI do Campo Grande.

BONS JOGOS
O Campeonato Municipal está chegando na reta final. No final de semana, algumas partidas foram decisivas. Nosso campeonato está disputadíssimo este ano. Santos e Ponte já estão classificados para as partidas finais. Outros finalistas devem ser conhecidos nesta quarta-feira.

BOM TRABALHO
Preciso ressaltar o trabalho que a Brigada Militar vem realizando em Estância. Na última sexta-feira à noite, os policiais realizaram uma operação no Loteamento Renascer, no Rincão dos Ilhéus, e fecharam uma boca de fumo. Lá apreenderam drogas, um revólver e dois traficantes. Na segunda-feira, a BM meteu mais dois sem vergonha pra trás das grandes, após assaltarem um estabelecimento, no Centro. Por mais que o efetivo da BM ainda esteja escasso, precisamos elogiar os policiais que estão na batalha, no dia-a-dia, se empenhando para combater esses marginais que amedrontam nossos moradores e comerciantes. Alguém precisa avisar a esses bandidos que em Estância eles não têm vez.

CARRO
Em outubro, a administração entregou um carro 0 km para a Assistência Social. Foi a primeira vez em 20 anos que a secretaria recebeu um veículo ”novinho em folha”. O carro foi adquirido com recursos do Governo Federal (R$ 21,5 mil) e com uma contrapartida do município (R$ 10 mil). O veículo será usado para visitas intensivas às famílias que recebem o Bolsa Família, para verificar a veracidade dos dados apresentados pelos beneficiados.

Um comentário:

Anônimo disse...

bom dia,meu nome é luis e moro perto ad sub prefeitura e tem coisas que nao entendo..por exemplo os motoristas colocarem da prefeitura colocarem os caminhoes de frente na garagem e de manha sairem de re..aquele apito da re é terrivel..depois das 7 da manha nao se conseguem mais descansar inclusive sabedo e imagina que tem familiar doente...o normal seria colocar o caminhao de re no final do dia e sai r de frente demanha...a logica diz isto!