quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Curtas 21/01

MANIFESTO
Cerca de 100 pessoas participaram da manifestação em frente a Câmara de Vereadores, contra o projeto que cria nove cargos de assessor parlamentar. O número de pessoas pode ser considerado mínimo para alguns, mas é o começo da participação popular, de fato. Até então todo mundo reclamava das ações políticas pelos cantos. Agora não! A população mostrou a cara e se uniu para dizer algo do tipo: “Vocês não estão mais governando sozinho. Estamos de olho”. Foi um manifesto tranquilo, sem baderna como estavam prevendo e temiam os vereadores. Isso mostra, mais uma vez, que o povo não é “baixo”, como muitas medidas tomadas pelos políticos em geral.


DESABAFO
Passado tudo isso, preciso desabafar e mostrar para os leitores com quem estamos lidando. Fui intimidado, dentro da Câmara de Vereadores, por estar fazendo chamadas na coluna sobre o manifesto que aconteceu na terça-feira. Estavam anunciando que iam me denunciar caso houvesse qualquer “algazarra”, qualquer tipo de violência na manifestação. “Cuidado o que tu escreve, estamos guardando todos os jornais”, diziam. Estavam me acusando de incitar a violência. Vejam só, logo eu! Sou criterioso com tudo que escrevo e estava tranquilo, mas me senti ameaçado, não nego. Infelizmente nenhum vereador estava lá, no momento da manifestação, para ver como os seus eleitores são pessoas ordeiras e de respeito. Ou melhor, que merecem respeito.


ORGANIZA
Aos organizadores da ação, os irmãos Rejani Petry Moraes e Carlos Cristiano Petry, parabéns pela coragem de realizar o manifesto. É uma responsabilidade muito grande organizar atos como esse. Por mais que vivamos numa democracia, sempre há aquele receio de repressão.


PRÉ-CANDIDATO
O deputado estadual Luis Augusto Lara (PTB) esteve na cidade na segunda-feira à noite, quando teve encontro com Mauro Petry, presidente do partido em Estância. Lara veio anunciar a pré-candidatura a governador nas eleições deste ano. Lara ainda comentou que PSB e PP podem se juntar ao PTB na corrida eleitoral em âmbito estadual. Caso isso aconteça, o PP quer o apoio da coligação para eleger a jornalista Ana Amélia Lemos ao Senado. Já o PSB indicaria o nome do vice de Lara, que seria o do deputado federal Beto Albuquerque.


PROFISSIONALIZAR
Outra broca que paira no ar é sobre o Carnaval. Boatos em cima de boatos estavam surgindo e tudo foi esclarecido pelo diretor de Turismo, Serjão Schroer, em entrevista ao Diário. Acompanhando de fora, sinto que há uma gana das escolas ou de alguns integrantes, em profissionalizar o Carnaval de Estância. Agora, convenhamos, para que isso aconteça, a profissionalização precisa partir das próprias escolas, e isso, pelo que observo, está longe de acontecer. Em São Leopoldo, por exemplo, pelo menos até pouco tempo atrás, nenhuma das escolas do município ganhava auxílio para colocar o “time em campo”, mas em compensação a premiação chega a ser perto dos R$ 30mil. Aqui é quase o contrário. As escolas meio que exigem apoio da Prefeitura para desfilar e ainda querem premiação alta.


CAMINHAR
Não estou dizendo que o município não deva dar incentivo para as escolas. Acho até justo, afinal as escolas estão, de certa forma, representando o município. Mas as escolas também precisam caminhar com as próprias pernas e não depender apenas da grana que a Prefeitura libera.

3 comentários:

Coisa Pública disse...

Admirável o que dois cidadãos de bem conseguem quando estão determinados a fazer o que é certo. Parabéns a dupla que puxou a frente nesta ação. Por mais que tenham comparecido a frente da Câmara pouco mais de uma centena de pessoas, isso não representa que a indignação não seja geral. O argumento tosco, pifio, pobre, do presidente da Câmara Tomé Foscarini, de que se trata de um "movimento político", nivela a inteligência da população a sua própria. É claro que é um movimento político, finalmente, temos uma atitude politica descente na cidade. Todos somos políticos, embora os vereadores, os prefeitos, os deputados, os senadores, governador, presidentes, se considerem "agentes políticos". Então, toda a ação cidadão na defesa da sociedade, da cidade, do que é certo, éticamente correto, é um movimento político.

Anônimo disse...

nÃO GOSTO QUANDO AS PESSOAS MENTEM, TINHAM EXATAMENTE 43 PESSOAS NO PROTESTO. É CLARO INCLUINDO FUNCIONARIOS CCs QUE EM HORARIO DE EXPEDIENTE PAGOS COM O DINHEIRO NOSSO ESTAVAM LÁ.TEM QUE DESCONTAR DO SALARIO DELES.ALIAS CCs EM MANIFESTOS JA ESTAMOS ACOSTUMADOS, MUITOS EM HORARIOS DE EXPEDIENTE FAZENDO MANIFESTO EM PORTO ALEGRE A FAVOR DA GOVERNADORA. VEJAM FOTOS NO ZH ONDE APARECEM FUNCIONARIO DA PREFA EM MANIFESTO EM FRENTE A ASSEMBLEIA.
ISAIAS VC NÃO IA MAIS POSTAR MENSAGEM DE ANONIMO. A MENOS QUE VC SAIBA QUEM É O TAL TRANSPARECENDO
jOSE DOS SANTOS
UNIÃO
ESTANCIA VELHA

Isaías Rheinheimer disse...

Transparecendo = Daniel Ribeiro
basta clicar no link
aliás,
José dos Santos = Farello?